O PRIMEIRO NOME DE LOMBA GRANDE É DE ORIGEM PORTUGUESA
O PRIMEIRO NOME DE LOMBA GRANDE É DE ORIGEM PORTUGUESA
Como uma colônia alemã teve nos seus primórdios, o seu primeiro nome vinculado a origem portuguesa? Lomba Grande tem uma história peculiar, e por este motivo temos que voltar no tempo e conhecer os antecedentes históricos que influenciaram sua formação.
A expressão “Cazas das Roças denominadas Sendente”, alguém já ouviu ou viu escrita em algum lugar? CAZAS (escrito com z porque naquela época era a grafia utilizada) DAS ROÇAS DENOMINADAS SENDENTE, remete-nos a história da formação do território de Lomba Grande. Ao analisarmos o mapa da Feitoria do Linho-Cânhamo anterior ao ano de 1824, elaborado por integrantes da Coroa Portuguesa, onde consta esta denominação. Essas “cazas” (que nada mais era do que choupanas) eram remanescentes do tempo da Real Feitoria e eram antigas senzalas onde residiam os escravos que trabalhavam nas plantações do linho cânhamo (espécie de planta onde era extraído fibras muito resistentes, com a qual eram produzidas cordas e velas muito utilizadas nos navios) e, ficavam aproximadamente 6 km a leste da Feitoria. (Próximo da estrada do Wallahay).
Portanto este mapa topográfico vai servir também para a administração da Colônia Alemã de São Leopoldo para duas importantes definições: a primeira foi dividir o território de Lomba Grande (que naquela época não tinha este nome) em Distrito do Sendente e Distrito do Guary;e a segunda foi utilizar essas instalações e prédios das “cazas” para realocar as famílias dos imigrantes mais perto de seus lotes de terra, onde seriam assentados.
Quando do recenseamento feito pelo diretor da Colônia, Dr. João Daniel Hillebrand, iniciado em 1847 e concluído em 1849 foi registrado os alemães moradores nestes dois distritosintegrantes da antiga São Leopoldo – Sendente e Guary. A palavra Lomba Grande é uma outra história para a próxima semana.
Está aí o nome (original) da antiga Lomba Grande – SENDENTE, que encontramos em vários documentos, e a meu ver deveríamos resgata-lo através da utilização deste nome para alguma praça, rua ou logradouro de nosso bairro. Vamos preservar as nossas origens. Autor - Aurélio Strack.
Registro do centro da Lomba na década de 1870 é deve ser a mais antiga que conhecemos e,retrata a antiga casa da família SCHUCH.
Imagens
RELACIONADOS
Leia também